Proposta que amplia poder dos estados de criar leis avança no Senado

Foto de null

Brasil

17 de fevereiro de 2016 às 13h55

 | 

Foto: 

Imagem de Proposta que amplia poder dos estados de criar leis avança no Senado

Foi aprovada nesta quarta-feira (17) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, uma proposta de emenda a Constituição, que permite aos estados e ao Distrito Federal legislarem de forma concorrente sobre matérias ligadas à trânsito, transporte, licitação e contratação.

Proposta por Assembleias Legislativas, o texto amplia a competência legislativa estadual também para instituir normas sobre organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares. Hoje, todas essas atribuições são de competência privativa da União, previstas pelo artigo 22 da Constituição Federal.

Após uma audiência pública, que discutiu a proposta em outubro do ano passado, foi apresentado um substitutivo pelo relator da matéria, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), para afastar a insegurança demostrada com alguns pontos do texto original como, por exemplo, os eventuais riscos na edição de leis estaduais sobre direito processual. O novo texto exclui essa possibilidade. Esse substitutivo diz ainda que estados e o Distrito Federal passarão a ter competência também para estabelecer normas sobre política agrícola, em conjunto com a União.

A Constituição, em seu artigo 24, estabelece que a competência da União, na legislação concorrente, é de estabelecer normas gerais. O substitutivo de Anastasia esclarece que essas normas gerais devem versar sobre princípios, diretrizes e institutos jurídicos.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM