Forrozeiros vão até Brasília para pedir que São João seja feriado nacional

Foto de null

Geral

18 de fevereiro de 2016 às 14h22

 | 

Foto: 

Imagem de Forrozeiros vão até Brasília para pedir que São João seja feriado nacional

Cerca de 20 forrozeiros foram até Brasília na última quarta-feira (17) para pedir que o dia de São João, comemorado em 24 de junho, se torne feriado nacional. Segundo a Agência Brasil, eles estiveram nos ministérios do Turismo e da Cultura e conversaram com os chefes das pastas, Henrique Eduardo Alves e Juca Ferreira, respectivamente. Os artistas defendem que a data deve ser mais valorizada “porque o São João é a maior festa brasileira”, segundo o cantor e compositor cearense Alcymar Monteiro.

O baiano Adelmário Coelho argumenta que o feriado nacional levaria a festa a mais municípios brasileiros. “Existe uma dificuldade do trabalhador de outras regiões que não o Nordeste em participar da festa”, disse o cantor. Os músicos também mostraram preocupação com o cancelamento de festas de São João no interior durante ano passado, quando cidades cortaram gastos na área da cultura.

O secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, sugeriu que os forrozeiros possam ter mais facilidade para acessar programas do Ministério do Turismo, como o Artista do Turismo, que paga cachês para shows por meio de convênios com os municípios. No encontro, Henrique Eduardo Alves prometeu que vai trabalhar para que uma emenda parlamentar de R$ 13 milhões, aprovada pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, seja empregada integralmente em festas juninas.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM