Saída de Cardozo é uma vitória pessoal de Lula, diz jurista

Foto de null

Política

01 de março de 2016 às 13h12

 | 

Foto: 

Imagem de Saída de Cardozo é uma vitória pessoal de Lula, diz jurista

A repentina saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça representa“uma vitória pessoal" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é de Hélio Bicudo, um dos juristas responsáveis pela elaboração do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff que foi aceito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

 

“O Lula nunca simpatizou com o ministro”, disse o jurista. Para Bicudo, a mudança no Ministério da Justiça enfraquece a Política Federal e pode prejudicar o andamento da Lava Jato.

Leia, a seguir, a entrevista com o jurista:

Como o senhor enxerga essa saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça?

Essa saída do Zé Eduardo é uma vitória pessoal do Lula. O Lula nunca simpatizou com o ministro. A cisma surgiu de uma investigação partidária designada pela direção do PT, da qual participamos eu, Zé Eduardo e Paul Singer. Apontamos faltas éticas de Roberto Teixeira, amigo pessoal e compadre de Lula, e isso fez com que o Zé Eduardo sempre fosse mal visto por Lula.

Acredito que o Lula encontrou neste momento a oportunidade de passar por cima do Zé Eduardo, de tirá-lo da pasta da Justiça e o ministro não teve a retaguarda necessária para se manter no cargo.

Essa movimentação pode ter ocorrido por causa da recente prisão de João Santana, marqueteiro de Dilma e Lula?

É possível. Eu acho que o Lula não engole o Zé Eduardo há muito tempo. Isso não é segredo para ninguém dentro do partido. A iniciativa do Zé Eduardo frente ao compadre do Lula deixou o ex-presidente magoado. O Lula nunca o aceitou, pois ele fazia parte dessa equipe, da qual eu também fiz parte, que chegou a conclusões que não iam de acordo com os interesses do Lula.

Com o novo ministro da Justiça, Wellington César, a ação da Polícia Federal continuará a mesma ou ficará engessada?

Evidentemente essa mudança no comando da pasta da Justiça enfraquece a atuação da Polícia Federal e pode prejudicar o andamento das investigações da operação Lava Jato. Mesmo com as reclamações dentro do partido, Zé Eduardo conseguiu manter a independência das investigações. Quando se aproximou demais dos grandes nomes, o ministro caiu.

Foto: Reprodução/Terra

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM