Duas pessoas morreram e 10 casos de H1N1 já foram notificados na Bahia neste ano

Foto de null

Brasil

08 de março de 2016 às 13h34

 | 

Foto: 

Imagem de Duas pessoas morreram e 10 casos de H1N1 já foram notificados na Bahia neste ano

Com o crescimento dos casos de dengue, zika e chikungunya, muitas pessoas acabaram esquecendo da gripe H1N1, no entanto em pouco mais de dois meses, duas pessoas morreram com a doença na Bahia. Do início deste ano até o dia 3 de março, já são 10 casos notificados da gripe, sendo cinco confirmados. O número está muito acima do registrado no mesmo período de 2015, quando apenas um caso foi registrado, de um paciente vindo de São Paulo. A vacina continua sendo o meio mais eficaz, mas só volta a ser aplicada no mês de abril.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ainda não sabe o motivo do aumento de casos da doença nesse ano, já que os pacientes confirmados não tiveram contato entre eles. Os casos estão sendo estudados. A principal forma de prevenir a doença é a vacina, que é renovada anualmente. A gripe pode ser transmitida quando uma pessoa doente tosse próximo a outra, porque o vírus fica na saliva e sobrevive até oito horas no ambiente. Por isso, a indicação é lavar as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão.

A doença tem sintomas parecidos com os da gripe comum, mas é bem mais agressiva. O paciente sente dores no corpo, tosse, febre e mal estar, mas eles geralmente permanecem por mais tempo.

Neste ano, a previsão de chegada da vacina na rede particular é para o início da abril. O ano passado, a dose custou R$ 80, em média.
Já na rede pública, a vacina é aplicada de graça nos postos de saúde, mas para um público definido: crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos; gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, trabalhadores da área de saúde, indígenas, idosos a partir de 60 anos, presos, e pessoas com problemas cardíacos, diabéticos, pacientes renais, asmáticos e portadores de outras doenças crônicas. Segundo a Sesab, a campanha de vacinação está prevista para 30 de abril.

Foto: Reprodução

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM