Grupo militante assume atentado que matou 37 em Ancara

Foto de null

Mundo

17 de março de 2016 às 07h58

 | 

Foto: 

Imagem de Grupo militante assume atentado que matou 37 em Ancara

ISTAMBUL/BERLIM, 17 de março (Reuters) - O Kurdistan Freedom Hawks (TAK), um grupo militante ativo na Turquia, reivindicou nesta quinta-feira a responsabilidade pelo atentado suicida na capital turca Ancara, no domingo, que matou 37 pessoas e feriu outras 125, e prometeu continuar seus ataques contra as forças de segurança.

Separadamente, a Alemanha disse que fechou sua embaixada em Ancara e seu consulado geral em Istambul devido a indícios de que um ataque pode ser iminente. A escola alemã também foi fechada, informou o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

 

O TAK já havia assumido a responsabilidade pela explosão de um carro-bomba em Ancara no mês passado, que matou 29 pessoas. A capital turca já foi atingida por três bombas em um período de cinco meses, aumentando os receios de segurança em toda a cidade e na Turquia.

Em um comunicado publicado on-line, o grupo descreveu o atentado como vingança pelas operações de segurança realizadas no sudeste de maioria curda em andamento desde julho, em que centenas de civis, forças de segurança e militantes foram mortos.

O TAK diz que se separou do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Os peritos que seguem militantes curdos dizem que os grupos mantêm laços. Pelo menos 40.000 pessoas foram mortas desde que o PKK iniciou sua luta pela autonomia curda no sudeste da Turquia há três décadas.

Foto: Reprodução/O Globo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM