Dia D mobiliza farmacêuticos baianos contra mosquito Aedes aegypti

Foto de null

Saúde

17 de março de 2016 às 15h15

 | 

Foto: 

Imagem de Dia D mobiliza farmacêuticos baianos contra mosquito Aedes aegypti

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), em campanha nacional junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará neste sábado (19), o dia D em combate ao mosquito Aedes aegypti. Intitulada “Farmacêuticos em Ação: Todos Contra o Aedes aegypti”, a mobilização vai acontecer em 13 municípios de toda a Bahia, e em algumas cidades serão ofertados serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

 Fazem parte da campanha municípios como Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Caculé, Irecê, Brumado, Camaçari. Em Salvador, moradores de bairros como Barbalho, Itapuã, Caminho de Areia, Pernambués, Rio Vermelho e Sete Portas vão fazer parte da mobilização.

 O objetivo é transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um ponto avançado de ação contra as três doenças transmitidas pelo vetor: dengue, zika vírus e chikungunya.

 Na ocasião, além dos serviços de saúde prestados, os farmacêuticos vão orientar a população sobre a prevenção e controle dessas doenças, identificando pessoas com sinais e sintomas sugestivos, encaminhando casos suspeitos e prescrevendo terapias adequadas.

 De acordo com o presidente do CRF-BA, Mário Martinelli Júnior, "Uma campanha nacional maximiza os resultados através da cooperação dos farmacêuticos envolvidos ganhando força o suficiente para mobilizar e despertar consciências através da educação da comunidade sobre as conseqüências da tríplice epidemia."

 Hoje, são cerca de 200 mil farmacêuticos no Brasil e o país conta com 90 mil farmácias. A campanha “Farmacêuticos em Ação: Todos Contra o Aedes aegypti” foi lançada no dia 26 de fevereiro pelo CFF, durante a 440ª Reunião Plenária Ordinária.

Foto: Reprodução

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM