Estoque de sangue é considerado crítico em Salvador

Foto de null

Serviço

26 de janeiro de 2021 às 08h03

 | 

Foto: 

Imagem de Estoque de sangue é considerado crítico em Salvador

Foto: GovBa

 

O estoque de sangue dos tipos O-, A- e B- está em estado crítico em Salvador. A falta do primeiro tipo é o que mais preocupa, por ser considerado universal e utilizado em casos de extrema urgência, quando não há tempo pra comprovar o tipo sanguíneo do paciente.

“Estamos passando por um momento difícil, que se acentuou com os impactos da pandemia. Porém esperamos que agora, neste começo de ano, quando temos uma esperança no enfrentamento à Covid, com o início da vacinação no país, as pessoas se sensibilizem mais para a questão da doação de sangue”, destaca Érica Souza, captadora de doadores do Banco de Sangue de Salvador.

Apesar do estado crítico dos tipos O-, A- e B-, esses últimos considerados mais raros, todos os tipos sanguíneos são necessários. Para que a situação seja normalizada nos estoques, são necessárias 80 doações diárias. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

Como doar sangue

Para doar sangue, basta ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos; estar em boas condições de saúde e pesar pelo menos 50 quilos. É necessário apresentar documento com foto, como RG e CNH, em bom estado de conservação.

O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; deverá aguardar 12 meses após inclusão de tatuagem ou piercing e seis meses se tiver passado por endoscopia ou procedimento endoscópico. Se tiver tido gripe ou resfriado, é necessário aguardar 30 dias. O doador também não pode ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou Aids.
 

Fonte: A Tarde//LC

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM