Comércio demite 12 mil em 6 meses

Foto de null

Salvador

17 de julho de 2015 às 11h23

 | 

Foto: 

Imagem de Comércio demite 12 mil em 6 meses

Ontem, 16 de julho, foi o Dia do Comerciante. Uma data que, infelizmente não foi comemorada da forma como muitos profissionais da área pretendiam, já que os números deixaram a desejar. E na Bahia, a situação se mostrou mais preocupante do que a média nacional. 
Com o término do primeiro semestre de 2015, a recessão econômica já mostra os estragos do qual resulta a pouca circulação do capital, principalmente na prestação de serviços. De acordo com dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia registrou até o meio do ano, uma queda de 9,6% na receita do comércio varejista, em relação ao mesmo período de 2014 – valor que representa quase o dobro do percentual nacional, que teve um decréscimo de 4,5% em relação ao mesmo período. 

Ainda segundo o SEI, até maio deste ano, os produtos que mais registram queda foi o grupo de materiais de escritório, informática e comunicação, com queda de 23,4%, seguidos pelos móveis e eletrodomésticos com 22,8%, e pelos livros, revistas e papelarias, com decréscimo de 20%. Ainda segundo o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), outro efeito drástico da crise foi a diminuição de 12 mil postos de trabalho nos últimos seis meses em Salvador. 

E a redução de empregos no setor tende a diminuir ainda mais, segundo explica Ailton Plínio, do Sindicato dos Comerciários. “Como não há vendas devido a ausência de clientes, cresceu também o número de avisos prévios, havendo também uma redução nos salários”. 

Com o receio do consumidor em gastar, os lojistas também ficam numa corda bamba: com menos receita, não se pode aumentar o preços dos produtos já que isso espantaria mais ainda a clientela. Por outro lado, diminuir a rendimento através das promoções também oferece o risco de não conseguir manter o negócio. Para adaptar-se, o jeito é equilibrar as contas e gastar menos. 

“Assistimos a tudo isso com muita preocupação, afinal estamos recebendo sinais negativos desde o início do ano, e não tivemos uma resposta à altura do Governo Federal, em termos de medidas concretas, apenas aumentos, como a da taxa de juros”, afirma o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, prevendo uma segundo semestre igualmente difícil. 

Para driblar a crise, lojas queimam estoques 

Não tem sido estranho nos centros comerciais da capital, como é o caso da Avenida Sete de Setembro, encontrar vitrines com os grandes adesivos apontando promoções, liquidações, queimas de estoque. Este tem sido o modelo padrão utilizado por grande parte dos comerciários que precisam se desfazer do produto à venda para sobreviver no mercado. 

No caso da Gilma Móveis, isso tem dado certo, a ponto da loja manter o mesmo funcionamento do ano passado, sem acumular prejuízos. Segundo explica a vendedora responsável, Célia Maciel, a chave é mudar o repertório assim que perceber o desinteresse do cliente. 

“É preciso estar atento ao que o cliente está procurando, e investindo mais neste aspecto, assim como no atendimento. Nosso estabelecimento acaba sendo privilegiado, pois trabalha com vários segmentos diferentes, então dependendo da época do ano, é possível investir mais em um segmento”, explicou Célia.  

A loja vende artigos de enxoval, móveis de casa, e também roupas de gênero infanto-juvenil. A possibilidade de mudar de produtos e fornecedores tem feito a loja sobreviver, não precisando fazer maiores adequações, nem no quadro de funcionários, que continua atendendo com seus 15 vendedores.   

Contudo, outros gêneros comerciais não tiveram a mesma sorte, e continuam a passar dificuldade, a exemplo da loja de artigos femininos Use Shoes, também na região central. Segundo explica a vendedora responsável, Andrea Azevedo, a perda de receita em relação ao ano passado chega a 15%, e nem a última edição do Liquida Bahia conseguiu trazer conforto que a loja ansiava. Para evitar maiores prejuízos, o jeito foi apelar para as promoções e readequar o quadro de funcionários. 

“No ano passado, tínhamos cinco vendedoras. Hoje estamos com apenas dois, sendo que um deles é estagiário. Estamos operando com promoções e descontos para quem paga à vista. No ano passado, podíamos contar com o faturamento do PIS, este ano não tivemos a mesma sorte. Além disso, tivemos aumento das contas de luz, e de salários”, relata a vendedora-chefe.
Durante a visita da equipe de reportagem, também era possível notar a total ausência de clientes, mesmo com grande variedade de produtos. Entre todos os prejuízos, um ponto positivo: as pessoas estão comprando menos com o cartão de crédito, e mais à vista – fator que, segundo Andrea tem ajudado a loja se manter, pagar os fornecedores, e as contas específicas do estabelecimento. 

Foto: Ilustração 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM