Jogos Olímpicos vão reunir 38 refugiados entre os voluntários

Foto de null

Brasil

22 de junho de 2016 às 09h46

 | 

Foto: 

Imagem de Jogos Olímpicos vão reunir 38 refugiados entre os voluntários

A rotina no Rio mais parece uma corrida de obstáculos para Aklah Kokou, togolês de 58 anos, e Sekou Dabo, de 26, da Guiné. Como refugiados, eles vivem os percalços de vencerem, sozinhos, a barreira do idioma, a falta de emprego e a adaptação a uma nova vida. Mas, no dia 5 de agosto, eles deverão estar no Maracanã para ajudar milhares de forasteiros como eles a se comunicar: os dois serão tradutores voluntários nos Jogos Olímpicos.

Ao todo, 38 refugiados estão entre os 50 mil voluntários da Olimpíada do Rio, por conta de uma parceria entre a Cáritas-RJ, instituição que ajuda e acolhe esses estrangeiros na cidade, e o Comitê Rio 2016. Gerente-geral de Voluntários do Comitê, Flávia Fontes admite que permitir a participação deles nos quadros era uma forma de ter tradutores de línguas “bem específicas”, como o árabe e dialetos africanos.

— Mas, quando conversamos, achamos a inciativa bacana, não só pela nossa necessidade, mas por poder incluí-los no nosso país.

Sekou, que atualmente trabalha como cabeleireiro e mora em Duque de Caxias, fala português, inglês e francês. Estudante de relações internacionais na Guiné, deixou seu país por perseguição religiosa. Durante os Jogos, espera fazer “conexões” profissionais. Quem sabe, até realizar o sonho de cursar outra faculdade, de engenharia:

— As pessoas podem precisar do que tenho a oferecer.

Já Aklah, que era cineasta no Togo, está sem emprego e pretende fazer uma sequência de um dos filmes que rodou no país de origem. Seus longas tinham críticas políticas e sociais. Aklah foi censurado e teve que deixar o país, há dois anos. Seu sonho é conseguir emprego após o evento e voltar a filmar:

— Quando cheguei, minha ideia de Rio era Copacabana. Não sabia que as pessoas podiam viver em casas assim — disse ele, apontando para uma favela e aplicando, na nova terra, a crítica social que lhe custou a liberdade.
(Fonte: Agencia o Globo)
 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM