“Operação Adsumus”: mandados de condução coercitiva são cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari

Foto de null

Bahia

07 de setembro de 2016 às 10h45

 | 

Foto: 

Imagem de “Operação Adsumus”: mandados de condução coercitiva são cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari

Deflagrada na manhã desta terça-feira (6), a segunda etapa da “Operação Adsumus” foi realizada nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador e já cumpriu seis dos oito mandados de condução coercitiva expedidos, além de nove mandados de busca e apreensão. A Ação, conduzida pelos promotores de Justiça João Paulo Schoucair e Aroldo Pereira, da comarca de Santo Amaro, contou com o apoio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e das Polícias Civil e Rodoviária Federal. De acordo com os promotores de Justiça, os prejuízos causados pelo esquema criminoso aos cofres públicos chegam em torno de R$ 24 milhões.

As empresas Serv Bahia, Real Locação, Grauthec Construtora Ltda e Oliveira Santana Construções, que atuam no ramo de materiais de construção e aluguéis de máquinas e veículos, foram o alvo da Operação neste segundo momento. Segundo os promotores de Justiça, elas faziam parte do esquema de fraude em licitações, de modo que concorriam juntas, apresentavam preços similares - inviabilizando a aquisição do menor preço - e prorrogavam a contratação de obras e locação de maquinário em cerca de 20 municípios da Bahia. As investigações esclareceram ainda que os empresários usavam "laranjas" para assumir os negócios.  

Foram apreendidos nas empresas e residências dos investigados cinco veículos de alto poder aquisitivo, joias e valores em dinheiro. Na primeira etapa da "Adsumus" foram efetivadas, no início do mês de julho, prisões preventivas, mandados de condução coercitiva e buscas e apreensões no município de Santo Amaro. Os resultados da segunda etapa da Operação foram apresentados hoje durante coletiva à imprensa realizada na sede do MP, no bairro de Nazaré. 

Fonte: Cecom/MPBA/ Foto: HF Fotografia - 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM