Obras de viaduto do metrô em Salvador são retomadas

Foto de null

Salvador

09 de junho de 2017 às 10h44

 | 

Foto: 

Imagem de Obras de viaduto do metrô em Salvador são retomadas

Resultado de imagem para Dois dias após suspensão, obras de viaduto do metrô em Salvador são retomadas

Dois dias após a Justiça determinar a suspensão da obra de um viaduto do metrô na Avenida Paralela, em Salvador, os operário voltaram a trabalhar no local nesta quinta-feira (8). A Justiça determinou a suspensão da obra após nove pessoas que moram em imóveis localizados na faixa de encontro entre a Avenida Carybé e a Alameda Dilson Jatahy Fonseca alegarem que tiveram os terrenos particulares invadidos pela obra. Além da invasão de terrenos particulares, a obra já tinha sido denunciada por crime ambiental.

Por email, a CCR, empresa que administra o metrô, informou que não foi notificada, mas os advogados dos proprietários dos imóveis apresentou um documento que comprova que a empresa já recorreu da ação.

"O consórcio CCR já foi intimado, no dia 7, e continua realizando as obras do viaduto normalmente. Isso significa um descumprimento de ordem judicial. Se isso persistir, o que não acreditamos, vamos pedir a prisão do presidente da CCR, que é o responsável pela obra", disse o advogado Cândido Sá.

Os proprietários de nove terrenos encomendaram um estudo técnico que concluiu que a obra vai impedir o acesso aos terrenos de trás, uma área particular de 38 mil m². Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) diz que, pelo projeto apresentado para a construção do viaduto, não há interferência em lote de terceiros, apenas em área pública.

A obra do viaduto está colada em dunas que fazem parte de uma área de proteção permanente. Por isso, ambientalistas também estão nessa briga, com uma ação no Ministério Público Federal, alegando crime ambiental.

"Estamos vendo serem aterradas nascentes, estão sendo removidas as APPs, que são as restingas, que são fixadoras de dunas. É preciso ter uma atenção muito grande", destaca o ambientalista Jorge Santana, que é gestor do Parque das Dunas.

Em nota, a CCR disse que a obra tem licença ambiental e alvará para a construção do viaduto. A empresa voltou a dizer que não foi intimada pela Justiça para suspender a obra, mas que recebeu sim uma intimação para uma audiência de conciliação no próximo dia 12. A empresa não falou sobre a denúncia de invasão dos terrenos e disse que não iria comentar sobre o possível pedido de prisão do presidente da CCR.

O inema confirmou a existência da licença ambiental e disse que mandou uma equipe para verificar a denúncia de crime.

Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM