Deputado exige painel com 13 orixás do candomblé no plenário da ALBA

Foto de null

Bahia

29 de agosto de 2017 às 18h45

 | 

Foto: 

Imagem de Deputado exige painel com 13 orixás do candomblé no plenário da ALBA

O deputado estadual Bira Coroa (PT) afirmou nesta terça-feira, 29, ao Bahia Já, que vai levar na próxima quinta, 31, uma representação de mães-de-santo, pais-de-santos, negros e caciques tupinambás para exigir da Mesa Diretora da Assembleia que também coloque os 13 orixás do candomblé, inquices e voduns e as imagens de Buda e de Tupã em painéis no plenário da Casa como aconteceu com o painel Deus de Isarel, a Arca da Aliança e a Bíblia a pedido concretizado do deputado sgt PM Isidório. Bira destacou que se o Estado é Laico como interpretam os evangélicos não discriminando nenhuma religião e como a Mesa Diretora da Casa aceitou uma solitação para colocar o Deus de Isarel, nada mais justo do que colocar também painéis dos orixás, do Buda e de Tupã, uma vez que são entidades muitos mais próximas do povo baiano e de sua cultura.

"Nós vamos levar ao presidente representantes de vários movimentos da cultura afro-baianos e esperamos ser atendidos", frisou.
 

Hoje, na tribuna do plenário, o deputado Herber Santana (PSC), um dos evangélicos da Casa, disse que o painel do Deus de Israel também contendo uma pomba tem o símbolo "da nossa cidade do Salvador e esta integra a bandeira da capital". Segundo Heber, há uma distorção do conceito de Estado Laico e ser laico não significa ser ateu. No entendimento do parlamentar judaico-cristão, os deputados que criticam o painel esqueceram de destacar que "o Estado não era laico quando colocaram os orixás no Dique do Tororó".

Para Heber, o painel Deus de Isarel deve permanecer no plenário da ALBA, "sou favorável à sua continuidade ainda mais que contém uma representação da bíblia, o primeiro livro impresso do mundo, e a arca da aliança, um patrimônio religioso e cultural". Já a deputada Luiza Maia (PT) disse também no plenário que a instalação do painel Deus de Isarel foi um equívoco da Mesa Diretora da Assembleia "e ela tem que rever essa situação, pois, a Casa Legislativa é uma instituição pública e o Estado laico não permite esse tipo de manifestação".

Reprodução: Bahia Já

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM