IPTU de Salvador: Julgamento de inconstitucionalidade ficará para outubro

Foto de null

Salvador

14 de setembro de 2017 às 17h30

 | 

Foto: 

Imagem de IPTU de Salvador: Julgamento de inconstitucionalidade ficará para outubro

Julgamento de inconstitucionalidade do IPTU de Salvador ficará para outubro no TJ-BA

O julgamento da constitucionalidade do aumento Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) de Salvador pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) só deverá ser retomado no dia 11 de outubro. O julgamento estava previsto para esta quarta-feira (13), quando estava previsto a liberação do voto vista da desembargadora Ivone Bessa. Entretanto, a desembargadora está de licença e o feito não foi colocado em votação. As quatro ações diretas de inconstitucionalidades (ADI) que questionam a cobrança são relatados pelo desembargador Roberto Frank Maynard.

As ações foram movidas pelo PSL, PT, PCdoB e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). Eles alegam que o reajuste no imposto feito em 2014 causou distorções e provocou crescimento de até 15 vezes no valor da taxa em alguns terrenos de um ano para o outro.

O relator considera que a lei é parcialmente inconstitucional, como a ilegalidade tributária, pois a Constituição veda a Secretaria da Fazenda do Município de definir os valores das alíquotas, por essa ser uma prerrogativa do Legislativo e não Executivo; a violação da capacidade contributiva, já que não foi considerada a situação financeira do contribuinte para que houvesse majoração, o que poderia trazer prejuízos à população; a falta de isonomia tributária, por considerar travas com variáveis diferentes para diferentes tipos de imóvel; e a não consideração da anterioridade nonagesimal, por permitir que a Sefaz publique até o dia 31 de dezembro do ano anterior tabelas com critérios que modificam o valor do IPTU – pela lei, o contribuinte tem direito a saber sobre as mudanças pelo menos 90 dias antes da majoração.

Reprodução: Bahia Notícias

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM