Morre ex-diretora do Museu de Arte da Bahia

Foto de null

Salvador

22 de setembro de 2015 às 12h41

 | 

Foto: 

Imagem de Morre ex-diretora do Museu de Arte da Bahia

Morreu na noite de segunda-feira (21) a museóloga, professora e ex-diretora do Museu de Arte da Bahia, Sylvia Athayde. Ela tinha 75 anos e estava internada no Hospital Aliança, sendo diagnosticada com colangiocarcinoma na vesícula, fígado e intestino. Athayde era viúva do professor Johildo Athayde. O velório aconteceu, nesta manhã, no Palácio da Aclamação, e o sepultamento será no Campo Santo, às 16h.

Sylvia assumiu a direção do Museu de Arte da Bahia, que integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em 1991, permanecendo até março de 2015, sendo substituída pelo sociólogo e fotógrafo Pedro Arcanjo.

Athayde foi professora do curso de Museologia da Ufba, de 1973 a 1997, quando ministrou as disciplinas Técnicas de Museu, Artes Decorativas (Mobiliário, Cerâmica e Ourivesaria), Heráldica, Museografia e Estágio de Museologia. Foi coordenadora e vice coordenadora do Colegiado do Curso de Museologia de 1974 a 1976. Coordenou e implantou o projeto do Núcleo de Artes do Desenbanco.

Foto: Reprodução / Metro 1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM