PF prende dois em São Paulo a pedido da Operação Lava Jato

Foto de null

Polícia

23 de janeiro de 2018 às 07h35

 | 

Foto: 

Imagem de PF prende dois em São Paulo a pedido da Operação Lava Jato

 

Agentes da Polícia Federal em fPrédio de Eder Parreira Vilela, alvo da Lava Jato, em São Caetano do SUl, na região do ABC paulista (Foto: Divulgação)

 

Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (23) em São Paulo dois mandados de prisão temporária da Lava Jato. Os suspeitos são funcionários da empresa Dynatest Engenharia que participou das obras do BRT TransBrasil, um corredor de ônibus rápido em uma das principais avenidas da capital fluminense, com custo previsto de R$ 1,4 bilhão.

Até as 7h40, tinham sido presos Rui Alves Margarido e Eder Parreira Vilela, nas cidades de São Paulo e de São Caetano do Sul, na região do ABC. O terceiro suspeito, que é funcionário da mesma empresa, está sendo procurado.

Batizada de Mãos à Obra, a operação desencadeada pela PF e Ministério Público do Rio de Janeiro investiga um esquema de propinas envolvendo as obras do BRT TransBrasil.

De acordo com as Investigações, o esquema era comandado pelo ex-secretário de obras da Prefeitura do Rio de Janeiro na gestão Eduardo Paes, Alexandre Pinto da Silva. Alexandre Pinto voltou a ser preso nesta terça-feira (23) a pedido da força-tarefa da Lava Jato.

Ele já havia sido detido em agosto, durante a operação Rio 40 Graus, que deu origem à ação desta terça, batizada de Mãos à Obra. Em novembro, no entanto, Pinto foi libertado. Não ocasião, Alexandre Pinto foi preso sob acusação de receber cerca de R$ 36 milhões de propina em obras da bacia ambiental Jacarepaguá e da Transcarioca.

Além do ex-secretário, que atuou durante a gestão do prefeito Eduardo Paes, outras cinco pessoas são procuradas, no Rio e em São Paulo, por agentes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF). Os mandados foram expedidos pela juíza substituta da 7ª Vara Criminal Federal, Caroline Vieira Figueiredo – o juiz Marcelo Bretas está de férias. Também estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão.

No Rio, também foram presos preventivamente Vagner de Castro Pereira, ex-subsecretário municipal de Obras e presidente da Comissão de Licitações da secretaria, e o doleiro Juan Luís Bertran Bittlonch.

G11/// A. Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM