TCU determina que Comitê Rio-2016 pague custos das obras das arenas da Olimpíada

Foto de null

Esporte

02 de abril de 2018 às 10h54

 | 

Foto: 

Imagem de TCU determina que Comitê Rio-2016 pague custos das obras das arenas da Olimpíada

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio pague todos os custos das obras que terão de ser feitas para corrigir danos e reparos nas arenas utilizadas durante o evento no Brasil. Os valores ainda estão sendo calculados e deverão ser apresentados ao tribunal no próximo mês.

TCU determina que Comitê Rio-2016 pague custos das obras das arenas da Olimpíada

O Comitê Rio-2016 enfrenta crise financeira, com dívidas que somavam R$ 132 milhões até o fim de 2017, quando foi divulgado o último balanço das contas da entidade. Uma auditoria foi contratada para analisar as finanças do órgão e o resultado deve ser anunciado nos próximos dias com aumento no rombo por causa de juros e multas.

Um ano e meio depois dos Jogos do Rio, o comitê tem atualmente estrutura com apenas seis funcionários e nenhuma fonte de renda. A crise se agravou depois que Carlos Arthur Nuzman, então presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do próprio Comitê Rio-2016, foi preso acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa por intermediar compra de votos de integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) para garantir ao Rio o direito de sediar os Jogos de 2016. Duas semanas depois, ele foi solto e está em liberdade. Hoje, o Comitê Rio-2016 é presidido interinamente por Edson Figueiredo Menezes, então primeiro vice da entidade.

O órgão informa que já comunicou aos auditores do TCU que não possui recursos para bancar novas obras nas arenas ativas dos Jogos. O comitê teria garantias de que a prefeitura e o Estado do Rio bancariam possíveis despesas nessas obras. Os poderes públicos, porém, negam isso e se recusam a ajudar. O Comitê Rio-2016 é órgão independente, que não está ligado ao COB nem ao Ministério do Esporte.

Os Jogos custaram R$ 7,2 bilhões. Após a prisão de Nuzman, o COI avisou que não mais ajudaria financeiramente o comitê. A entidade anunciou que já havia cumprido com suas obrigações, inclusive com aportes em dinheiro superiores aos previstos em contrato. O COB também não pretende bancar despesas e dívidas do Rio-2016.

O TCU ordenou que o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX), a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (Aglo) e a prefeitura do Rio apresentem o valor dos reparos, especificado por itens e arenas, e a lista de avarias ocorridas durante o período em que o espaço foi cedido ao Comitê Rio-2016.

Estadão Conteúdo // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM