Deputados do Psol pedem à Justiça que seja anulada posse de Moreira Franco no Ministério de Minas e Energia

Foto de null

Política

19 de abril de 2018 às 16h50

 | 

Foto: 

Imagem de Deputados do Psol pedem à Justiça que seja anulada posse de Moreira Franco no Ministério de Minas e Energia

Resultado de imagem para Deputados do Psol pedem à Justiça que seja anulada posse de Moreira Franco no Ministério de Minas e Energia

Deputados da bancada do PSOL na Câmara protocolaram nesta quarta-feira (18), na Justiça Federal, em Brasília, uma ação popular para que seja anulada a nomeação e posse do ministro Moreira Franco no Ministério de Minas e Energia. O partido argumenta que houve desvio de finalidade na nomeação. Até a última atualização desta reportagem, o G1 buscava contato com o ministro.

“Como já dito anteriormente, a nomeação de Moreira Franco para ocupar o cargo de Ministro das Minas e Energia configura incontroverso desvio de finalidade. Isso porque, em que pese a aparência de legalidade sobre a qual se reveste o ato de sua nomeação, o objetivo almejado pela autoridade requerida é, sem qualquer sombra de dúvida, a manutenção do foro por prerrogativa de função para um importante aliado político”, afirma o documento apresentado pelos deputados à Justiça.

Segundo o partido, "é de conhecimento público e notório" que existem diversas menções ao nome de Moreira Franco em delações e depoimentos de investigados e condenados por atos de corrupção. Moreira é investigado em inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Há portanto o risco de inúmeras consequências danosas na nomeação de um notório envolvido em atos de corrupção e comprometido com interesses privados como Moreira Franco ao assumir uma pasta da proporção do Ministério de Minas e Energia, responsável por gerir recursos do patrimônio público nacional, por tomar decisões acerca do sistema energético nacional e por conduzir os processos de privatização da Eletrobrás em curso”, argumenta o partido.

O Psol afirma, ainda, que "membros da construtora Odebrecht mencionaram o nome de Wellington Moreira Franco, 34 (trinta e quatro) vezes sob o codinome 'Angorá'. Essas citações ocorreram em diversas delações premiadas no âmbito da operação Lava Jato".

Em fevereiro de 2017, o juiz federal da 14ª Vara Federal, Eduardo Rocha Penteado, suspendeu, em caráter liminar (decisão provisória) a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Na época, os autores da ação argumentam que Moreira Franco foi nomeado pelo presidente Michel Temer, após a homologação da delação premiada da Odebrecht, para ganhar o chamado foro privilegiado.

Fonte: G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM