População se manisfesta a favor do BRT em Salvador

Foto de null

Salvador

11 de maio de 2018 às 11h06

 | 

Foto: 

Imagem de População se manisfesta a favor do BRT em Salvador

Depois de alguns protestos contra a implantação do BRT, chegou a hora da população se manifestar a favor do projeto. Um grupo de manifestantes se dirigiu à Av. ACM, na manhã desta sexta-feira, 11, e exibiu faixas pedindo que o BRT seja implantado em Salvador, com dizeres como “Quero meu BRT” e “Por um transporte público melhor em Salvador”.

O BRT (sigla em inglês para “ônibus rápido”) é muito mais do que um novo modal de transporte público. Trata-se de uma obra que vai transformar a mobilidade em uma das regiões mais movimentadas da cidade e melhorar a locomoção tanto de quem utiliza o transporte público quanto o automóvel particular e até mesmo a bicicleta. O projeto envolve a construção de corredores exclusivos e segregados das demais vias de tráfego por onde irão passar os veículos do BRT (ônibus maiores, mais confortáveis, seguros e climatizados), de elevados para abrigar estações de embarque e desembarque do modal, de viadutos para a eliminação de semáforos e retornos e de uma ciclovia também exclusiva e segregada.

Tudo isso entre a Lapa e a região do Shopping da Bahia, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, beneficiando uma área populosa totalmente diferente daquela por onde circula o metrô, que liga os mesmos pontos via Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô). Para se ter uma ideia do impacto do BRT, cerca de 340 mil pessoas utilizam o ônibus comum para circular por essas vias diariamente. No primeiro trecho, as obras vão implantar os corredores exclusivos do BRT entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, prevendo ainda a construção de três viadutos e dois elevados.

Em função das obras, 154 árvores precisarão ser suprimidas, fator que tem gerado mais polêmica entre os críticas ao projeto. Porém , outras 169 árvores serão transplantadas para o Parque da Cidade e áreas próximas ao próprio BRT. Como política de compensação ambiental, a Prefeitura exigiu do Consórcio BRT, responsável pelas obras, o plantio de 2 mil árvores da Mata Atlântica em vários pontos de Salvador. Cerca de 300 já foram plantadas na Via Expressa. A maior parte dessas árvores ficarão no entorno dos corredores exclusivos do “ônibus rápido”.

Toda Bahia // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM