Polícia faz operação de combate ao tráfico de drogas em Japeri, na Baixada Fluminense

Foto de null

Brasil

17 de dezembro de 2018 às 09h50

 | 

Foto: 

Imagem de Polícia faz operação de combate ao tráfico de drogas em Japeri, na Baixada Fluminense

Alvo preso em operação contra o crime em Japeri, na Baixada Fluminense â?? Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

O Departamento Geral de Polícia da Baixada Fluminense (DGPB) realiza na manhã desta segunda-feira (17) uma operação contra o tráfico de drogas no município de Japeri e que tem como objetivo desarticular uma quadrilha com atuação no tráfico de drogas e que seria responsável por homicídios, roubos e extorsões no Complexo do Guandu. Por causa das investigações, 32 mandados de prisão foram expedidos. Até 7h07, 11 mandados de prisão foram cumpridos.

A ação, batizada de Fúrio, faz alusão a Marco Fúrio Camilo, ditador romano que derrotou Breno, saqueador celta que liderou o exército gaulês que capturou e sequestrou a cidade de Roma na Antiguidade.

O tráfico de drogas no Guandu, em Japeri, é liderado por Breno da Silva Souza, que possui o mesmo nome do sequestrador da cidade de Roma. Sob seu comando, os traficantes passaram também a roubar cargas e veículos, principalmente na RJ-493, no Arco Metropolitano, e exigir pagamentos mensais de empresários e comerciantes da região para que estes pudessem desenvolver suas atividades. Caso não pagassem, eles sofriam atentados. Atualmente, Breno está preso.

“Esse grupo de pessoas se reuniu para o fim do tráfico de drogas e para extorquir comerciantes e moradores. As investigações duraram cerca de cinco meses”, destacou o delegado Deoclécio de Assis.

Breno é o traficante que, em julho deste ano, caiu em escutas telefônicas pedindo ajuda ao prefeito de Japeri, Carlos Moraes, para se livrar da polícia. Moraes foi detido na Operação Sênones.

O traficante Breno da Silva Souza, antes de ser flagrado na escuta, tentou forjar a própria morte, com documentos que atestavam o seu óbito. As investigações apontam que ele coordenava roubos de carga pela região.

Ele é um dos denunciados pelo assassinato dos vigilantes Jonas Souza da Silva e Benedito Charles da Silva, em maio de 2017, mortos durante assalto a um caminhão de carga no Arco Metropolitano.

De acordo com a polícia, no período entre 2013 e 2015, a facção Comando Vermelho dominava o tráfico de drogas na área. Com a prisão do líder da facção, Ipojucan Soares de Andrade, conhecido como Coroa, ascenderam ao poder os comparsas Breno e Jairo Rodrigues Alves, vulgo Paizão.

Insatisfeitos com a gestão de Coroa, Breno e Paizão associaram-se à facção Amigos dos Amigos (ADA) e contaram com o fornecimento de armas de Carlos José da Silva Pimenta, o Arafat, líder do tráfico de drogas na comunidade da Pedreira.

A partir daí iniciou-se uma guerra entre facções na região, já que a Ada passou a controlar o tráfico de drogas em Engenheiro Pedreira e o Comando Vermelho manteve domínio sobre as comunidades de Japeri.

Em meados de 2017, com a autorização de Celso Luís Rodrigues, conhecido como Celsinho da Vintém, a Ada se aliou ao Terceiro Comando Puro e deu origem à facção Terceiro Comando dos Amigos (TCA).

Com a disputa entre ADA e CV pelo comando da Rocinha, a união perdeu força e Arafat, que apoiava Breno, mudou de facção. Ele, por sua vez, não aceitou trocar e se recusou a devolver os fuzis que havia recebido. Jairo já estava preso. Assim, ele passou a não apenas operar o tráfico, mas usar as armas para roubar caminhões e extorquir comerciantes.

G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM