Pelourinho tem decoração junina com o tema Respeita as Mina

Foto de null

Salvador

18 de junho de 2019 às 09h18

 | 

Foto: 

Imagem de Pelourinho tem decoração junina com o tema Respeita as Mina

Foto: Rosilda Cruz/Bahiatursa

O tema do São João da Bahia este ano é 'Respeita as Mina'. Por isso, a figura forte da mulher nordestina está presente em toda a decoração do Pelourinho. O clima junino já se instalou no Cruzeiro de São Francisco, Terreiro de Jesus, nos largos do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Arcanjo, onde permanece até o final do mês. Todas as ruas são cuidadosamente decoradas, criando o cenário ideal para a festa. O São João da Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

Este ano, uma das mais importantes festas nordestinas pede que o respeito às mulheres também vire tradição. A decoração foi espalhada pelos 780 mil metros quadrados do Pelourinho, com mais de 35 mil metros de bandeirolas distribuídas entre ruas e largos, um balão de sete metros, 20 de quatro metros e 40 de três, além de 40 luminárias de três metros e 200 metros de gambiarras de luminárias.

Concebido pela artista Telma Calheira, o projeto artístico é inspirado na diversidade feminina do Nordeste, inserida no contexto da maior festa popular da região: o São João. “Resgatamos elementos da nossa cultura, como dança da fita, a arte dos fuxicos, a beleza das rendas, a poesia dos balões, o colorido das bandeirolas e as vestimentas tradicionais”, explica a artista. “Toda decoração foi planejada no sentido de não provocar danos ao patrimônio público”. 

No Cruzeiro de São Francisco, um portal de entrada de 6m x 7m dá boas vindas aos turistas e baianos que forem curtir a festa. Cinco bonecas de 3,5m, sendo uma cangaceira, uma noiva caipira, uma retirante, uma forrozeira caipira e uma forrozeira vaqueira valorizam a luta das mulheres do Nordeste. Arcos de fuxico formam um túnel ligado a gambiarras coloridas. O espaço conta ainda com bustos femininos em resina de 1,60m x 1,10m. No Largo do Cruzeiro de São Francisco fica a tradicional 'casa de reboco' com elementos característicos de um 'arraiá' tradicional.

O Terreiro de Jesus terá dois portais de entrada de 6m x 5m, cinco bustos femininos, bandeirolas plásticas coloridas, um poste com dez metros de altura no centro da praça, 12 postes de oito metros e balões coloridos. Nas ruas, 20 luminárias forradas em tecido de chitão, acabamentos com fitas e flores de fuxico.

Vinicius Calheira

Programação 

No dia 21, o palco do Largo do Pelourinho receberá show da Orquestra Popular da Bahia, Jeanne Lima, Elba Ramalho, Mariene de Castro e Márcia Short. No dia 22, Carlos Pita, Enok Virgulino, Alceu Valença, Flor Serena e Rosy e Banda. No domingo (23) tem Fulô de Mandacaru, Estakazero, Zelito Bezerra, Geraldo Azevedo e Genard. Do dia 20 a 24 tem programação nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo.

Em Paripe, no dia 22, tocam Parangolé (no esquente para o jogo do Brasil x Peru), Anna Catarina e Swing do Luh. No dia 23, apresentam-se Dinho Santos, Solange Almeida, Simone e Simaria e Forró Didaindoido.

Secom // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM