Vereadores irão avaliar afastamento de prefeito acusado de abusar sexualmente de pacientes no Ceará

Foto de null

Brasil

15 de julho de 2019 às 14h37

 | 

Foto: 

Imagem de Vereadores irão avaliar afastamento de prefeito acusado de abusar sexualmente de pacientes no Ceará

Prefeito de Uruburetama, José Hilson, é acusado de abuso por pacientes. â?? Foto: Prefeitura de Uruburetama/Divulgação

A Câmara Municipal de Uruburetama convocou os vereadores para uma sessão extraordinária, nesta segunda-feira (15), para avaliar a abertura de um processo de afastamento contra o prefeito José Hilson da Paiva (PCdoB), acusado de abusar sexualmente de pacientes e filmar os crimes. A presidente da Câmara, a vereadora Maria Stela Gomes Rocha, conhecida como “Tete”, disse ter "ficado em choque" ao se deparar com os vídeos dos abusos.

As denúncias foram mostradas em um reportagem veiculada no Fantástico deste domingo (14). O G1 teve acesso a 63 vídeos, filmados pelo próprio médico, com as pacientes. A reportagem ouviu seis vítimas nas duas cidades e teve acesso a relatos de Boletins de Ocorrência.

Mesmo com as denúncias, o advogado disse que é "vida normal para ele (prefeito)". A defesa do médico informou não tem conhecimento sobre nenhum procedimento para cassar o mandato dele. O médio não foi encontrado no consultório nem na prefeitura.

Após a repercussão do caso, a presidente da Câmara Municipal entrou em contato com os 11 vereadores que compõem a casa legislativa para a reunião. Os parlamentares estão em recesso, mas devem comparecer à sessão que está marcada para ocorrer às 16h.

“Essa história pegou todo mundo de surpresa. Tínhamos acesso a um vídeo que se caracterizava em contato íntimo de um casal, mas agora é totalmente diferente. Eu, como mulher, mãe, estou em estado de choque”, disse a vereadora.

De acordo com a vereadora Maria Stela, o primeiro passo do processo é constituir uma moção de "repúdio contra os atos do prefeito assinada pelos 11 parlamentares".

“É para ser feito o que a Lei e a Justiça versam sobre a má ação dele. Gostaria que os 11 vereadores estivessem presentes para enfrentar isso, mas estou com dificuldades de contatar quatro deles. Repudio totalmente (os atos do prefeito). Tem que ser apurado imediatamente. É caso para afastamento imediato”, salientou.

Um ouvida pelo G1 disse, no entanto, que o prefeito José Hilson também ligou para os vereadores para tentar mobilizar os aliados a ficarem do seu lado em um eventual processo de cassação do mandato.

Abusos gravados
O Ministério Público ouviu o relato de seis mulheres que dizem ser vítimas de abuso do médico. Ele gravava o crimes dentro do consultório.

À reportagem, o prefeito disse que nunca fez "nada forçado" e que as acusações são "jogada da oposição". "Querem me derrubar", argumenta Hilson de Paiva.

Em cinco dos 63 vídeos aos quais o G1 teve acesso, o Hilson de Paiva aparece com a boca nos seios das pacientes. Ele fala que é um procedimento médico para ver se há secreção. “Diminuindo, melhorou", argumentava o médico após o procedimento abusivo.

O doutor Hilson, como gosta de ser chamado, tem 70 anos, atende em hospitais públicos e também é político. Ele foi eleito prefeito de Uruburetama em 2016 com 76% dos votos.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM