Seis presidenciáveis assinam manifesto em defesa da democracia

Foto de null

Política

01 de abril de 2021 às 05h57

 | 

Foto: 

Imagem de Seis presidenciáveis assinam manifesto em defesa da democracia

 

Bandeira do Brasil, na capital federal.

Manifesto em defesa da democracia reuniu seis nomes do centro político brasileiro Ueslei Marcelino/Divulgação 

 

Seis líderes políticos que podem ser candidatos à Presidência da República em 2022 assinaram um manifesto conjunto nesta quarta-feira, 31, defendendo a democracia e criticando iniciativas autoritárias que possam colocar em risco conquistas do país como a liberdade de expressão, o acesso igualitário à Justiça e outros direitos individuais.

Assinam o documento os governadores de São Paulo, João Doria(PSDB), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o ex-governador Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), o apresentador Luciano Huck e o empresário João Amoêdo (Nov.o).

“A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar.  

Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, o intimidamento, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado”, diz trecho do documento. 

A carta lembra que muitos brasileiros foram às ruas pela democracia nos 1980, sob o movimento Diretas Já, durante o período da ditadura militar,  pela defesa das voltas das eleições diretas — e lembra que, três décadas depois, “a democracia brasileira é novamente ameaçada”. 

 

Veja/// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM