Professores da saúde param e alunos da Uneb fazem caminhada na Bahia

Foto de null

Política

22 de fevereiro de 2016 às 07h16

 | 

Foto: 

Imagem de Professores da saúde param e alunos da Uneb fazem caminhada na Bahia

Professores dos cursos de saúde da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (22). Conforme a diretoria da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), os professores reivindicam a reimplantação dos adicionais de insalubridade e querem melhorias na estrutura dos laboratórios, clínicas escola e salas de aula. Integrados à paralisação, estudantes do curso de medicina realizam caminhada na Avenida Paralela, sentido Centro Administrativo (CAB), deixando transito lento nesta manhã. 

A Aduneb diz que as paralisações serão realizadas dias alternados. Além desta segunda-feira, a entidade conta que estão programadas novas interrupções das atividades na quarta (24) e sexta (26). De acordo com a Aduneb, a paralisação inclui todos os atendimento de saúde prestados à comunidade  pelos seis cursos da Uneb de Salvador: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição.

Sobre a corte dos adicionais de insalubridade, que ocorreu em novembro de 2015, a entidade diz que os docentes não foram avisados com antecedência sobre a retirada do benefício, o que teria prejudicado o orçamento familiar de 846 famílias, das quatro universidades estaduais da Bahia (Uneb). Em Salvador, a mudança impactou 148 docentes.

Por meio de relatos de professores, a Aduneb diz que houve desorganização na implementação do cortes. Em vários cursos, somente docentes com nomes iniciados entre as letras A e M foram prejudicados. Todos os demais permaneceram com o adicional.

A Aduneb ainda afirma que as listas de professores atingidos está repleta de docentes que realmente atuam diariamente com produtos químicos perigosos à saúde, com a manipulação de sangue e perigo de contágio, a exemplo do HIV, entre outros riscos.

 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM