Detentas recebem ações de saúde até dia 31

Foto de null

Salvador

17 de março de 2016 às 09h36

 | 

Foto: 

Imagem de Detentas recebem ações de saúde até dia 31

Em celebração ao mês da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove até o próximo dia 31 mutirões de atendimento e orientação para 129 detentas do Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura. As ações foram iniciadas nesta terça-feira (15) e as próximas atividades serão realizadas nesta quinta-feira (17) e nos dias 29 e 31, das 8h às 16h.

No primeiro dia foi feita a avaliação nutricional com duas profissionais e um técnico de Nutrição, além de uma técnica de Saúde da Mulher da SMS. Durante a ação, os profissionais de saúde da rede municipal realizam orientação e avaliação nutricional das mulheres custodiadas, além de exames clínicos. De acordo com a enfermeira da SMS, Joventina Azevedo, a ação é um reforço ao atendimento já prestado às internas pelo próprio conjunto penal e a avaliação visa identificar fatores de risco dessas mulheres. Caso apresentem algum problema, elas são encaminhadas para acompanhamento e tratamento.

“Cuidar da saúde é sempre bom, né? Ainda mais aqui nesse lugar onde a gente está. O atendimento foi bom, as pessoas são educadas e preocupadas com a saúde da gente”, contou Edcleia Santos, presa há sete meses. A opinião foi compartilhada por Angélica Santana, interna do conjunto penal há um ano e dez meses. “Achei maravilhoso. Fui bem atendida, tirei a pressão, fiquei sabendo o meu peso e as minhas condições de saúde, e ainda a nutricionista me deu orientações para controlar a minha alimentação”, relatou.

“É extrema relevância este tipo de ação, porque lá fora existe todo um estigma, todo um preconceito, os medos. É difícil. Quando a assistência vem até aqui favorece muito essas mulheres. É importante cuidar delas, afinal a interna será devolvida para a sociedade. Portanto, quanto mais humanizada melhor”, disse a diretora do Conjunto Penal Feminino, Luz Marina Ferreira.

Nesta quinta-feira (17), as equipes retornam para ministrar palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e direitos reprodutivos, além de realização de testes rápidos para identificar HIV, sífilis e hepatite C. Outras temáticas também serão abordadas, como tuberculose, álcool e drogas. Os problemas de saúde mais recorrentes entre as custodiadas são hipertensão, diabetes e HIV.

Foto: Reprodução

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM