Onze municípios baianos recebem novas ambulâncias do SAMU

Foto de null

Salvador

16 de dezembro de 2015 às 09h30

 | 

Foto: 

Imagem de Onze municípios baianos recebem novas ambulâncias do SAMU

Onze novas ambulâncias destinadas ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192,  foram entregues a municípios baianos para a substituição daquelas que já ultrapassaram os três anos de uso ou cuja quilometragem tenha atingido os 300 mil quilômetros. A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (16), no pátio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A entrega contou com a presença do governador Rui Costa, além do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, prefeitos e secretários de saúde dos municípios beneficiados - Lauro de Freitas, Vera Cruz, Eunapólis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Itapetinga. Presente no evento, o coordenador geral do SAMU de Lauro de Freitas, Rogerio Vieira, avaliou a chegada de mais uma ambulância como um grande benefício para a região. 

"Recebemos hoje uma unidade maior para a renovação de frota. Esta servirá como UTI, no município. Uma unidade moderna, equipado com GPS, dando um conforto maior para a equipe trabalhar, consequentemente ao paciente. Importância grandiosa por ser um município pequeno mas que tem uma rotatividade muito grande de ocorrências. Espero que o serviço seja ampliado em 2016 e novas bases sejam montadas dentro município, para melhorar o serviço local".

Para o secretário de saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, receber uma ambulância de renovação da frota é de grande importância para uma cidade que tem grande extensão geográfica: "Lá em Ilhéus são 46 vilas, povoados e distritos. Daí se nota a fundamental importância da chegada desta ambulância, principalmente para a saúde do município. Uma cidade hoje pode ter até problemas nos hospitais de urgência e emergência, mas não pode ter problema no SAMU. Se o SAMU de uma cidade está bem, com certeza a saúde daquele município também estará bem. Quero agradecer ao Ministério da Saúde pela renovação da ambulância de suporte avançado, a Sesab, e parabenizar a todos pelo novo equipamento que, com certeza, atenderá a comunidade com mais rapidez e resolutividade".

São unidades avançadas, com equipamento que podem atender suporte avançado de vida. Um serviço co-financiado pela União, estados e municípios. Estamos estruturando o SAMU em todo estado, criando SAMU regionais, e a entrega dessas ambulâncias consolidam a abrangência territorial do sistema de emergência estadual", explicou o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas Boas.

Após ser apresentado às novas ambulâncias, o governador do estado, Rui Costa, destacou a utilidade das novas unidades, além de adiantar as melhorias que estão por vir na súde pública do estado: "Essas ambulâncias visam atender os serviços dos hospitais municipais e estaduais em cada região. Estamos com registros de preços em aberto para a compra de mais 300 ambulâncias para 2016. Vamos reorganizar, também, a saúde pública no estado.". Rui disse qainda que já foram assinados três consórcios e nos próximos dias, mais dois: "Nós devemos está licitando a construção das policlínicas regionais, dando assim uma qualidade de saúde melhor a população", concluiu.

Foto: LD Notícias

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM