Projetos dos parlamentares que beneficiam a população baiana tramitam na Assembleia Legislativa da Bahia

Foto de null

Política

03 de maio de 2016 às 11h32

 | 

Foto: 

Imagem de Projetos dos parlamentares que beneficiam a população baiana tramitam na Assembleia Legislativa da Bahia

Uma das prioridades da Assembleia Legislativa da Bahia, tem sido apreciar projetos de lei de autoria dos parlamentares que beneficiem a população baiana. Em 2015, o presidente Marcelo Nilo criou, inclusive, uma comissão especial para analisar e dar celeridade à apreciação dessas matérias. Entre os projetos de lei apresentados pelos deputados este ano, alguns se destacam por sua relevância.

O PL 21.835/2016 de autoria do deputado Pedro Tavares (PMDB), estabelece aproibição da cobrança pelas instituições educacionais do Estado da Bahia, de taxas de emissão de registro de diplomas e outros documentos comprobatórios acadêmicos e escolares. Pelo projeto, a proibição da cobrança atinge documentos como, os diplomas, certificados, históricos escolares, certidões e declarações acadêmicas e escolares em geral, os que atestam programas de curso, horários e turno de aulas, estágio, planos de ensino, negativas de débito na instituição e na biblioteca, disciplinas cursadas, para transferência, colação de grau, de conclusão de curso, atestados de natureza acadêmica ou escolar de qualquer espécie.

Já o projeto nº 21.838/2016 do deputado Marcell Moraes (PV), dispõe sobre a proibição da cobrança da taxa de serviços de (10% dez por cento ou outro percentual) em bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e similares, para todo Estado da Bahia. De acordo com o texto do projeto, a gorjeta recebida em dinheiro espontaneamente oferecida pelo cliente, deverá ficar com o garçom, a título de bom atendimento. Qualquer percentual que seja adicionado à conta devida pelo cliente, seja de taxa de serviço ou gorjeta será considerada abusiva.

Por fim o PL 21.833/2016, também de autoria do deputado Pedro Tavares, obriga as instituições da rede estadual de ensino, a disponibilizar alimentação especial para alunos portadores de intolerância à lactose, nas refeições oferecidas. Segundo o projeto, os pais deverão comunicar as instituições sobre o diagnóstico da intolerância, para que seja oferecida a alimentação adequada de acordo com um cadastro permanente, o qual as instituições deverão manter.

Todos os projetos seguem tramitando nas comissões da Alba e aguardam para entrar na pauta de votação do plenário.

Para o presidente Marcelo Nilo, projetos de lei como esses demonstram a preocupação dos parlamentares com a população baiana. “Desde o início desta legislatura colocamos como prioridade a votação dos projetos dos deputados e é o que estamos fazendo, principalmente quando se trata de matérias que trazem algum tipo de benefício, seja ele qual for, para a população”, justificou.

Foto: Reprodução/Sandra/Ascom

Programas

Ver mais

Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Agora, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM